19 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Paulão acusa omissão de autoridades e cobra responsabilidades pelo drama do Pinheiro

Para o deputado mais cruel que o prejuízo financeiro é o prejuízo à saúde das famílias prejudicadas

“É extremamente lamentável que as autoridades executivas em Maceió  tenham deixa essa situação do Pinheiro chegar aonde chegou, com um prejuízo incalculável do ponto de vista emocional, financeiro e da saúde dos moradores”.

A declaração é do deputado federal Paulão (PT) depois de ser questionado sobre o que se pode fazer para minimizar a situação. Disse o deputado que o quadro agravante com o surgimento de outros bairros atingidos, conforme comunicados das próprias autoridades municipais, dá a dimensão exata de uma situação caótica.

Para Paulão as autoridades responsáveis se perderam no tempo, não falaram a verdade quando deveriam e em plena crise não souberam se comunicar com a população das áreas atingidas. O próprio Ministério Público, na visão dele, não deu atenção devida ao caso quando os sintomas começaram a surgir no bairro do Pinheiro.

Paulão: autoridades se omitiram

“Alguém vai ter que pagar por isso, por que até agora só os moradores é que estão sentindo na pele o drama da omissão e da falta de competência dos órgãos gestores e de fiscalização, que não atuaram de forma honesta e correta com a população do Pinheiro e adjacências”, disse o deputado.

Declarou que o que estão fazendo agora é chorar o leite derramado sem um plano de ação concreto, sem uma estratégia capaz de atenuar o sofrimento de famílias inteiras que criaram seus filhos e construíram seus patrimônios dentro desses bairros. “Gente que tem uma história de vida respeitosa e simples no Pinheiro e nos demais locais por onde essa ameaça se alastra”, destacou.

Paulão considera que ao longo dos anos os gestores municipais não deram a atenção devida ao problema, desde o inicio dos anos 80, quando começaram a surgir as primeiras rachaduras nos prédios do Jardim Acácia. Para ele, faltou naquele momento cobrar as responsabilidades devidas,

Observou que o fato de as pessoas terem realizado diversas manifestações em diferentes partes de Maceió, nesta segunda-feira, 25, demonstra bem o nível de estresse que os moradores estão vivendo diante da situação de incontrolada aflição.

“Se a Braskem é a responsável digam com todas as letras e tomem as providências contra a indústria para que repare de imediato os danos causados às famílias prejudicadas”, concluiu o deputado