4 de agosto de 2020Informação, independência e credibilidade
Política

Paulão condena ataque do governo à agricultura familiar

Deputado diz que MP aprovada pela Câmara beneficia agronegócios e prejudica agricultores pobres

Paulão diz que agricultor familiar foi prejudicado com MP do governo aprovada na Câmara

O deputado federal Paulão disse nesta quarta-feira, 12, na Câmara dos Deputados, que a agricultura familiar sofreu um grande golpe com a aprovação da Medida Provisória 897/19, que prioriza o agronegócios e abandona por completo o agricultor familiar brasileiro.

A MP foi aprovada nesta terça-feira,11, por 329 votos a 58, contra o voto da bancada do PT, segundo o deputado. Segundo Paulão, a proposta apresentada pelo governo Bolsonaro, além de retirar recursos da agricultura familiar, ainda enfraquece os bancos públicos, que operavam carteiras de crédito com esse segmento.

Disse o deputado que não resta dúvida que a medida do governo aprovada pela Câmara é uma ameaça real aos recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e constitui também um ataque frontal do governo ao agricultor familiar.

Paulão: MP é um ataque ao agricultor familiar.

“É muito triste, pois se trata de uma medida que não interessa aos bancos nacionais, não interessa à agricultura nem a que produz alimento. Ela só interessa apenas ao grande capital, ao grande exportador e ao setor financeiro internacional e nacional privado. É a nítida opção do governo atual pelos ricos, em detrimento das comunidades mais pobres”, destacou Paulão.

O deputado declarou que o financiamento rural é uma característica dos bancos públicos — Banco do Brasil, Econômica Federal, Banco do Nordeste e Basa – mas que a MP retira deles essa condição e passa para os bancos privados. “É a clara intenção do governo de enfraquecer os bancos públicos para depois privatizá-los”, acrescentou.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.