19 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Pescadores voltam a protestar contra realocação para o Centro Pesqueiro

Com a reintegração de posse serão transferidos 182 permissionários, mas eles cobram melhorias nos espaços

Pelo segundo dia seguido, pescadores e marisqueiras realizam um protesto impedindo a passagem dos caminhões da prefeitura dentro da balança do peixe, no bairro do Jaraguá. Desta vez, agora, na manhã desta quarta-feira (04).

O grupo protesta contra realocação para o Centro Pesqueiro. Eles cobram melhorias nos espaços que serão ocupados, com denúncias de que a fábrica de gelo não funcionada e a água encanada não está presente em todos os espaços, forçando um rodízio entre os vendedores.

O Centro Pesqueiro deve abrigar o trabalho das mais de 150 famílias que retiram seus sustentos da balança do peixe, mas muitos não aceitam fazer o compartilhamento dos boxes de venda. O tamanho do local não permitiria isso de forma satisfatória.

Policiais militares do Gerenciamento de Crise já buscam negociar com os pescadores e a prefeitura para que a reintegração de posse, determinada pela Justiça Federal, seja realizada. Quando isso acontecer, as estruturas existentes na balança do peixe serão demolidas.

A prefeitura informou que serão transferidos 182 permissionários, entre marisqueiras, pescadores e vendedores de pescados, cadastrados em 2015. A lista foi validada no último dia 13 de fevereiro pelo Ministério Público Estadual, Comissão de representativa de permissionários e Prefeitura.

Agentes de Trânsito da SMTT vão ordenar fluxo de veículos durante a ação em Jaraguá. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Devido à realocação, o trânsito no bairro do Jaraguá foi interditado e os motoristas precisam buscam vias alternativas. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) já faz bloqueio nos dois sentidos da Avenida Industrial Cicero Toledo, no bairro de Jaraguá nesta quarta-fiera (04).

Para os condutores que vierem do Pontal em direção à Pajuçara, será necessário fazer um desvio pela Praça Marcílio Dias, no Jaraguá, e utilizar a Rua Desembargador Paulo da Rocha Mendes para seguir com o seu itinerário normal. Quem vier da Pajuçara em direção ao Litoral Sul deverá acessar a Rua Sá e Albuquerque e assim continuar com a sua viagem.

Agentes da SMTT estarão no local até o fim da ação para garantir a segurança viária da população.

Protestos de terça

Pescadores, marisqueiras e vendedores, que devem se instalar no Centro Pesqueiro, realizaram um protesto em frente ao local, no início da noite de terça-feira (3), congestionando o trânsito no local. Eles cobravam melhorias nos espaços que serão ocupados.

Segundo os manifestantes, que queimaram pneus, galhos de árvores e madeiras, o Centro foi entregue incompleto. A fábrica de gelo não funcionada e a água encanada, por exemplo, não está presente em todos os espaços, forçando um rodízio entre os vendedores.