28 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

PM pisa no pescoço de uma mulher negra de 51 anos durante abordagem em SP

Caso de violência policial é mais um que remete ao acontecido contra George Floyd

Uma reportagem do ‘Fantástico’ mostrou neste domingo o vídeo do policial militar pisando no pescoço da comerciante para imobilizá-la. Ela foi levada ao hospital, com ferimentos no rosto e a perna quebrada.

Viúva, com cinco filhos e dois netos, ela é uma comerciante que vive de um pequeno bar. E foi no trabalho dela que a mulher se tornou vítima desse episódio de violência policial.

Os policiais alegaram que foram atacados com uma barra de ferro e que estavam se defendendo. A mulher nega. O governador João Doria declarou que os policiais foram afastados e responderão a inquérito.

George Floyd

O caso de violência policial é mais um que remete ao acontecido contra George Floyd, americano negro de Minneapolis que foi morto, em 25 de maio de 2020, estrangulado por um policial branco que ajoelhou-se em seu pescoço durante uma abordagem.

Após sua morte, protestos contra o racismo rapidamente começaram a acontecer nos Estados Unidos e no mundo. A forma mais simbólica do protesto é se ajoelhar para se lembrar do caso.