19 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Praia de Lagoa do Pau, em Coruripe, é atingida por mancha de óleo

Município é uma das principais áreas de desovas de tartaruga do estado

Mais uma praia de Alagoas foi atingida pelas manchas de óleo, desta vez a Lagoa do Pau, em Coruripe. O registro em vídeo foi enviado por moradores e banhistas ao Instituto Biota de Conservação. Coruripe é uma das principais áreas de desovas de tartaruga do estado.

No começo da tarde, a prefeitura de Coruripe iniciou, com tratores, a limpeza da areia da praia da Lagoa do Pau. Em Alagoas já são 11 municípios atingidos pelo petróleo.

Os municípios alagoanos atingidos são Maceió, Piaçabuçu, Coruripe, Paripueira, Roteiro, Barra de Santo Antônio, Marechal Deodoro, Passo do Camaragibe, Barra de São Miguel e Japaratinga.

Animais marinhos são os mais afetados

Praias do Nordeste

Praias de nove estados da região Nordeste já foram atingidas pelo petróleo que começou a aparecer na costa no início de setembro. De acordo com o Ibama, já são quase 130 praias atingidas em todo o Nordeste em quase 60 municípios.

Último estado livre das manchas de óleo, a Bahia foi afetada, segundo o projeto Tamar, que preserva as tartarugas marinhas. No extremo Norte do litoral baiano, há pelo menos três pontos de contaminação, sendo que dois ficam nas praias do Coqueiro e de Mangue Seco, nos municípios de Jandaíra e Conde.

Até agora, a Marinha não soube informar ainda o tamanho da área atingida e de onde veio o material, mas informou que está coletando amostras do óleo para análise no Instituto do Meio Ambiente Paulo Moreira.

As manchas negras começaram a ser registradas em praias da Paraíba e de Pernambuco no início deste mês. João Pessoa, Recife e Olinda foram algumas das cidades atingidas. Posteriormente, o óleo se espalhou pelo litoral de Alagoas, Sergipe, Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte, onde, de acordo com o Ibama, a situação é a pior.