28 de maio de 2020Informação, independência e credibilidade
Maceió

Prefeitura de Maceió garante pagamento a cooperativas de catadores

Cooperados que enquadram no grupo de risco devem continuar afastados das atividades e os demais farão rodízio de equipe

Galpão de triagem da Cooprel, no Benedito Bentes. Foto: Pei Fon/Secom Maceió

Para manter a renda dos catadores de recicláveis, a Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (SUDES), decidiu pelo retorno gradativo das atividades das quatro cooperativas que prestam serviços de coleta seletiva na capital por meio de contrato com o Município. O retorno deve acontecer ainda esta semana e foi definido após avaliação técnica e jurídica.

Na última semana, as presidentes das cooperativas Cooprel Antares, Cooprel Benedito Bentes, Cooplum e Coopvilla se reuniram com a equipe da Sudes para alinhar as novas diretrizes e elaborar um cronograma de retorno das atividades.

Os cooperados que enquadram no grupo de risco devem continuar afastados das atividades e os demais farão rodízio de equipe, evitando aglomeração, conforme as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e dos órgãos nacionais e estaduais.

Titular da Sudes, Gustavo Acioli Torres ressalta que, antes da suspensão do serviço, as cooperativas foram devidamente orientadas por técnicos de segurança do trabalho sobre as medidas de higienização e o uso de Proteção Individual (EPIs). As orientações foram reforçadas entre os cooperados para que os serviços possam ser realizados gradativamente de forma segura.

“A Prefeitura está realizando um levantamento junto com as cooperativas para identificar a capacidade de armazenamento dos resíduos recicláveis provenientes dos PEVs nos galpões, para que sejam triados no tempo correto. O planejamento também deve incluir a continuidade gradativa das outras frentes de trabalho das cooperativas”. Gustavo Acioli Torres, Titular da Sudes.

Conforme o alinhamento, voltarão a funcionar inicialmente a coleta seletiva nos Pontos de Entrega Voluntária de Resíduos Recicláveis (PEVs). Os galpões de triagem das cooperativas também devem voltar ao funcionamento, no entanto com a devida redução na quantidade cooperados e na jornada de trabalho.

Os materiais, ao chegarem nos galpões, ficarão isolados e só depois encaminhados para a triagem. Como medida de higiene e preservação da saúde, também será realizada a lavagem e desinfecção destes espaços.

Além dessas atividades, serão realizadas ações de educação ambiental nas redes sociais.

O serviço de coleta seletiva porta a porta permanece suspenso, por ora, mas será incluído no próximo cronograma das atividades das cooperativas, e atenderá a população através de solicitações por meio do telefone.

As solicitações de coleta dos recicláveis devem ser realizadas pelo telefone 0800 082 2600, pelo Whastapp 98802 4834 ou pelo e-mail [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.