23 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Presidente do STF: “Atacar poder Judiciário é atacar a Democracia”

Dias Toffoli não estava no país no momento que vazou o vídeo de Bolsonaro ameaçando o STF

“Atacar o Poder Judiciário é atacar a democracia”. Esta é a posição do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli. A afirmação foi feita em nota pública divulgada pela Corte, um dia após ganhar repercussão pública o vídeo em que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL), comenta a possibilidade de “fechar o STF”.

“O Supremo Tribunal Federal é uma instituição centenária e essencial ao Estado Democrático de Direito. Não há democracia sem um Poder Judiciário independente e autônomo. O país conta com instituições sólidas e todas as autoridades devem respeitar a Constituição. Atacar o Poder Judiciário é atacar a democracia”, afirma Toffoli na nota, que não cita diretamente o deputado.

No domingo (21), quando o caso ganhou repercussão, o ministro estava em viagem na Itália para participar de um evento jurídico e retornou ao Brasil nesta segunda-feira.

“Desculpas”

Nesta segunda-feira, o presidenciável Bolsonaro afirmou que o filho errou e já foi advertido pelas declarações. “Eu já adverti o garoto. É meu filho. A responsabilidade é dele. Ele já se desculpou. Isso aconteceu há quatro meses. Ele aceitou responder a uma pergunta que não tinha nem pé, nem cabeça, e resolveu levar para o lado desse absurdo aí.

Vale lembrar que o “garoto” foi eleito o deputado federal mais votado da história de São Paulo. Além disso, menosprezar a falar por ter “acontecido há quatro meses”, é desconfiar da inteligência do brasileiro. Se bem que, ultimamente, isso vem sendo algo não muito difícil de se fazer.