20 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Primeira etapa da F1 2020 deve ser suspensa devido à pandemia mundial

McLaren já desistiu de participar do evento em Melbourne, após um de seus membros testar positivo para o Covid-19.

De última hora, devido à pandemia de coronavírus, a Fórmula 1 suspendeu o GP da Austrália de 2020. A decisão veio após a McLaren desistir de participar do evento em Melbourne, após um de seus membros testar positivo para o Covid-19.

Durante conversas das equipes da F1 e FIA, a maioria dos times disse estar descontente em continuar com o evento, que abriria a temporada deste ano.

O órgão chegou a dizer que aceitaria uma decisão majoritária das equipes, de modo que agora passaria a suspender o evento. Ainda não há confirmação oficial da decisão, mas entende-se que uma declaração conjunta será feita pela F1 e pela FIA.

Oito pessoas da F1 foram testadas com o Covid-19 desde a chegada da F1 a Melbourne, com sete sendo negativos. Esta é a segunda ocasião em que o coronavírus mexe no calendário da F1. O GP da China foi adiado no mês passado pelo mesmo motivo, sem data ainda para ser realizado.

Hamilton

Em um mundo alheio, a FIA seguia o calendário ainda sem suspender o GP deste final de semana. Hexacampeão mundial,  e um dos maiores nomes da F1 em todos os tempos, Lewis Hamilton, piloto da Mercedes, criticou a Federação pela intenção de seguir com a programação do evento mesmo em meio ao caos global provocado pela pandemia do novo coronavírus.

“Estou muito, muito surpreso por estarmos aqui. É ótimo termos corridas, mas, para mim, é chocante estarmos todos sentados nesta sala e que haja tantos fãs na pista. Parece que o restante do mundo está reagindo, provavelmente um pouco tarde. A NBA foi suspensa, mas a F1 continua trabalhando declarou o piloto da Mercedes. O dinheiro é rei, mas, sinceramente, não sei. Não tenho muito mais a acrescentar”. Lewis Hamilton, hexacampeão mundial e piloto da Mercedes.