2 de junho de 2020Informação, independência e credibilidade
Brasil

Procurador do TSE pede a extinção do PT e petistas reagem no Twitter

Presidente do partido diz que “ninguém apaga nossa estrela”

Presidente do PT, Gleisi Hoffman diz que adversidade não esmorecem.

O Partido dos Trabalhadores (PT) agora está ameaçado de extinção. Isso por que o vice-procurador eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral, Renato Brill de Góes, acatou em parecer na corte um processo favorável ao cancelamento do registro do partido.

O parecer do procurador tem como base depoimentos colhidos pela operação Lava Jato contra o partido que dariam conta de que a legenda recebeu recursos ilícitos de origem estrangeira, o que violaria o inciso I do art. 28 da Lei dos Partidos Políticos

“Diante de tal contexto, forçoso reconhecer a existência de indícios suficientes do recebimento, por parte do Partido dos Trabalhadores – PT, ora requerido, via interpostas pessoas, de recursos oriundos de pessoas jurídicas estrangeiras (Keppel FELS e Toshiba), inclusive para pagamento de despesas contraídas pelo próprio Partido, a evidenciar, em tese, interesse direto da instituição partidária e não apenas de dirigente seu, circunstância que autoriza o prosseguimento do feito quanto à hipótese do inciso I do art. 28 da Lei dos Partidos Políticos, com a inauguração de sua fase de instrução”, escreveu o vice-procurador.

Paulão: a quem interessa calar o PT neste momento?

Reações petista – Em sua conta no Twitter, a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann reagiu contra a iniciativa do representante do ministério público eleitoral. Segundo ela, na postagem, “ninguém apaga nossa estrela”.

Disse a deputada textualmente: “Já decretaram o fim do PT, mas seguimos firmes/fortes em defesa do trabalhador por um Brasil soberano e mais justo. Adversidades não nos esmorecem.Antes, agora e sempre de cabeça erguida na certeza de que estamos do lado certo da história. #ninguémApagaNossaEstrela.”

Já o deputado federal Paulão (PT-AL) perguntou – também pelo Twitter – “a quem interessa essa tentativa de calar o PT, exatamente no momento em que a oposição luta para que o povo tenha mais recursos e dignidade para enfrentar a pandemia do coronavírus”?

Segundo Paulão, a corte eleitoral certamente terá a grandeza necessária para desconsiderar a argumentação do procurador, que representa um ataque ao principal partido de oposição no Brasil.

One Comment

  • Avatar Kelton

    O problema não é o partido mas sim os seus integrantes! Enquanto não existir uma punição a altura dos danos causados, apenas será extinto um partido, criarão outro e para irão os integrantes do partido excluído.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.