28 de janeiro de 2020Informação, independência e credibilidade
Maceió

Proibida de usar o banheiro feminino, trans é agredida por seguranças de shopping em Maceió

#ShoppingPatioTransfobico virou tendência no Twitter e usuários passaram a comentar sobre o ocorrido

Uma mulher trans foi impedida de usar o banheiro feminino, nesta sexta-feira (3), no Pátio Shopping Maceió, localizado na parte alta da Capital alagoana.

A jovem, que não teve o nome identificado, teria sido retirada depois que uma cliente acionou a segurança, que se sentiu “desconfortável”. Dizendo que ela era um homem, a cliente teria afirmado que ficou sem poder utilizar o banheiro feminino.

Depois de expulsa pelos seguranças do shopping, uma confusão se iniciou na praça de alimentação. Pedindo ajuda da polícia, ela subiu na mesa exigindo seus direitos, mas foi contida a força e retirada do local.

A repercussão, ao menos nas redes sociais, foi grande. A hashtag #ShoppingPatioTransfobico virou tendência no Twitter e usuários passaram a discutir o ocorrido de forma fervorosa. Claro, as discussões se tornaram parciais, refletindo o atual ambiente nacional de pensamentos extremos.

Independente dos comentários tóxicos de internautas, a lei é clara: o transgênero não pode ser proibido de usar banheiro do gênero com o qual se identifica e em diversos casos que foram levados até a justiça, estabelecimentos que impediram pessoas trans de usar o banheiro foram processados e perderam.

Nota do Shopping Pátio

Neste sábado, a assessoria de imprensa do Pátio emitiu uma nota sobre o caso. Confira a íntegra:

O Shopping Pátio Maceió esclarece que ontem (03), a equipe de segurança foi acionada em socorro a uma ex-funcionária transexual de uma das lojas, que subiu em uma mesa da Praça de Alimentação.

A ação foi necessária para garantir a segurança da própria pessoa e dos demais clientes. Informamos também que em nenhum momento a cliente, até este fato, foi impedida de utilizar as instalações do Shopping. Esclarecemos que não houve registro de nenhuma pessoa impedida de usar o banheiro.

O Shopping Pátio Maceió segue apurando os fatos e se mantém firme no compromisso de atender com respeito e segurança a todos os seus clientes.

O Shopping informa, ainda, que recebe e acolhe com respeito e empatia a todos os públicos independente de orientação sexual ou identidade de gênero, e reitera que respeita os direitos assegurados no Brasil a toda comunidade LGBTI+ e repudia qualquer restrição do direito de ir e vir.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.