4 de julho de 2020Informação, independência e credibilidade
Maceió

Queda de energia em Maceió não foi provocada por meteoro

Reportagem da Record que circula falando sobre o fenômeno é de 2014

Neste final de semana, uma noite com falta de energia, postes pegando fogo e clarão no céu assustaram moradores de Maceió, gerando até agora, em grande parte por conta do Whatsapp, explicações absurdas e muita desinformação sobre o que aconteceu.

Horas após a forte explosão seguida da falta de energia, começou a circular o vídeo de uma reportagem da TV Record, que fala sobre um clarão nos céus provocado pela queda de um meteoro em Recife. Quem viu desinteressado, achou que de alguma forma o mesmo foi visto em Maceió e provocou a queda de energia.

Claro, tudo isso não passa de fake news: mesmo com o vídeo não mencionando a queda de energia em Maceió ou mesmo uma data, muita gente caiu e durante muito tempo vai jurar de pés juntos que foi um meteoro. Porque “viu no Whatsapp”. E não era “mentira”, pois era um “vídeo da Record”.

A reportagem, no entanto, é de outubro de 2014. Portanto, neste final de semana, o céu não caiu e tudo não passou de problemas em subestações e linhas de transmissões. E o vídeo circulado é de 2014, não tendo nenhuma relação com o caso deste final de semana em Maceió.

Equatorial.

Segundo a fornecedora Equatorial Energia Alagoas, Pouco depois das 22h, na noite deste sábado (14), a subestação de Cruz das Almas afetou fornecimento na região. A energia voltou alguns minutos depois em alguns bairros e o problema na subestação foi solucionado às 1h30 de domingo (13).

Curiosamente, com muitos bairros ainda no escuro, aconteceu uma grande explosão, que iluminou o céu já escuro e assustou muita gente, provocando a queda de energia no Tabuleiro, Pinheiro, Benedito Bentes, Centro, Trapiche e Polo de Marechal. Ou seja: foi geral.

Só que não foi meteoro, “apenas” um problema na Linha de Transmissão que interliga as subestações de Tabuleiro e Polo de Marechal, com causa ainda a serem investigadas. Este problema foi registrado por volta das 22h30 e foi solucionado às 23h22.

Logo, sem meteoro, sem OVNI e um total vida que segue.

Confira a íntegra da nota da Equatorial:

A Equatorial Energia Alagoas esclarece que dois problemas distintos afetaram o fornecimento de 09 subestações, ocasionando a falta de energia em bairros de Maceió na noite deste sábado (14).

Uma ocorrência na subestação de Cruz das Almas, afetou o fornecimento de energia das subestações de Stella Maris e Pajuçara. A interrupção teve início às 22h12. As subestações de Stella Maris e Pajuçara tiveram o fornecimento restabelecido às 22h26. A energia na subestação de Cruz das Almas foi normalizada às 01h32.

As subestações do Tabuleiro, Pinheiro, Benedito Bentes, Centro, Trapiche e Polo de Marechal tiveram o fornecimento interrompido devido a um problema na Linha de Transmissão que interliga as subestações de Tabuleiro e Polo de Marechal. A falta de energia foi registrada às 22h35 e o circuito foi restabelecido em sua totalidade às 23h22. As causas das ocorrências estão sendo investigadas.

Desde março, quando assumiu a concessão de energia, a Equatorial tem realizado investimentos e tem previsto para o biênio 2019/2020 investir aproximadamente R$ 300 milhões em obras, manutenção e renovação do sistema elétrico que vão desde a construção de subestações a troca de conectores de redes. Estas ações vão gerar mais confiabilidade e qualidade no fornecimento de energia elétrica em todo o estado.

A Equatorial lamenta os transtornos e informa que está trabalhando para levar energia de qualidade a todos os alagoanos.

One Comment

  • Avatar .myra s lima

    RIDICULA ESSA .MATERIA CLARO QUE FOI ALGO .AIS FORTE E MISTERIOSO … OU SE NAO O SOLO EM .ASSAGUEIRA JA CEDENDO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.