28 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Reabertura em Maceió: Confira as regras para salões, igrejas e lojas nesta sexta

Retomada de atividades econômicas vem acompanhada da exigência do cumprimento do Protocolo Sanitário, com normas gerais e específicas

Com a involução dos casos de Covid-19 na capital, apresentada a partir da avaliação dos dados das últimas cinco semanas epidemiológicas em Alagoas, Maceió avança de fase do Protocolo de Distanciamento Social Controlado nesta sexta-feira (3).

Com a entrada na fase Laranja, salões de beleza e barbearias (com 50% da capacidade de atendimento), lojas de rua de até 400 m², templos, igrejas e demais instituições religiosas (com 30% da sua capacidade) passam a ter seu funcionamento permitido, junto aos estabelecimentos que já estavam liberados durante a fase Vermelha.

A retomada das atividades econômicas vem acompanhada da exigência do cumprimento de regras gerais e específicas previstas no Protocolo Sanitário, publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 15 de junho.

O documento segue orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Organização Internacional do Trabalho (OTI) e evidências científicas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC).

Entre as recomendações gerais que devem ser adotadas pelos estabelecimentos estão o uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool gel 70%, distância de dois metros entre as estações de trabalho, anteparo de proteção nos caixas e intensificação de limpeza dos ambientes a cada duas horas.

Ficam também determinados a limpeza de sapatos, uso de marcadores de pisos respeitando a distância de 1,5 m entre os clientes, higienização de maquinetas e telefones, prioridade de métodos eletrônicos de pagamento, controle de fluxo de pessoas e instrução dos funcionários para troca de roupas no início e fim do expediente.

“Por sucessivas semanas Maceió apresentou uma queda em diversos índices da Covid-19, coletados a partir da análise da Matriz de Risco do Estado, o que permitiu uma retomada segura e gradual de alguns segmentos da nossa economia. Com isso, eles precisarão atender às regras estabelecidas no Protocolo Sanitário e, nesse momento, contaremos com o papel fundamental do consumidor, que será um grande aliado do Governo de Alagoas na fiscalização dos estabelecimentos. É apenas dessa forma, trabalhando integradamente, que conseguiremos combater a doença no nosso estado”. Rafael Brito, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Confira as regras específicas de cada setor

  • Salões de beleza e barbearias:
    Têm funcionamento permitido a partir da redução do quadro de funcionários em 50%, sendo os atendimentos exclusivamente agendados – com intervalo de 30 minutos entre eles – e higienização obrigatória de equipamentos e estação de trabalho a cada troca de cliente.
  • Lojas e estabelecimentos de rua:
    Que pratiquem comércio ou serviço de natureza privada, exceto shopping centers e galerias. Contudo, ficam proibidos o uso de provadores nestes estabelecimentos.
  • Igrejas, templos e demais instituições religiosas:
    Deverão disponibilizar cadeiras e bancos para uso individualizado e bloquear dispensadores de água benta ou outro elemento de consagração de uso coletivo. Os espaços destinados à recreação de crianças devem permanecer fechados e os bancos coletivos reorganizados e demarcados para garantir a distância mínima entre as pessoas.