25 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Rebaixamento: CRB enfrenta Londrina e Figueirense, mas de olho no Paysandu

Com a tabela do Galo e Papão, tudo ficaria mesmo para se definir na última rodada

Não faltaram gols. Neste sábado, em confronto direto contra a zona de rebaixamento, Criciúma e CRB realizaram uma emocionante partida na 36ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B. Os clubes se enfrentaram no estádio Heriberto Hulse, em Criciúma, e ficaram no empate pelo placar de 3 a 3.

Foi o suficiente para o Galo conquistar 1 ponto, suado. Mas com a vitória do Paysandu fora de casa pelo placar de 2 a 0 contra o Guarani fora de casa, não foi desta vez que o pesadelo da Série C 2019 acabou.

O Criciúma chegou a 43 pontos com o empate e termina a rodada na 15ª colocação, enquanto o CRB vem logo na sequência, ficando na 16ª posição, com 42 pontos conquistados. Restam duas rodadas para o fim da competição.

Três vagas já estão definidas: Sampaio Corrêa, Boa Esporte e Juventude já estão matematicamente rebaixados. Mas o Paysandu vem forte. Primeiro time na zona de rebaixamento, o time do Norte do país está apenas dois pontos atrás e pode complicar a vida do galo.

Duas rodadas

São dois jogos e seis pontos em disputa. Com dois pontos na frente, o Galo tem menos chances de cair do que o Paysandu: 12% contra 82%. O Criciúma não escapou completamente, (5%), enquanto que Oeste, Figueirense e principalmente São Bento tem chances residuais, então se define em uma vaga entre três equipes.

Pela lógica, ao CRB basta “apenas” vencer estes dois jogos. Primeiro contra o Londrina, fora de casa, nesta sexta (16) às 20h30. O time da casa está com 31% de chances de chegar à Série A, logo o confronto não será fácil. O último jogo, por outro lado, parece menos complicado: será no Rei Pelé, no sábado (24) contra o Figueirense, que não tem mais o que disputar no campeonato.

Portanto, o Galo precisa ficar de olho nos seus rivais. O Criciúma, um ponto à frente, pode se livrar com uma vitória simples: contra o Vila-Nova neste sábado (17) ou contra o já rebaixado Sampaio Corrêa na última rodada fora de casa.

O problema mesmo é o Paysandu: o Papão abre a rodada contra o Figueirense, fora de casa, nesta sexta (16), às 18h15. Caso o CRB perca ou mesmo empate, uma vitória simples do Paysandu colocaria os times empatados, com leve vantagem no saldo de gols para o Galo.

Tudo ficaria mesmo na última rodada, com o Papão viajando para jogar contra o Atlético-GO, que nesta fase pode não ter mais objetivos. Portanto, apesar da matemática, nada ainda está concluído. Ao menos, não 100%.