18 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Renan Filho publica portaria que regulamenta uso da cloroquina em Alagoas

Segundo o governador, uso será decidido pelo médico e o próprio Estado fornecerá o medicamento

 

Ver essa foto no Instagram

 

Alagoas contra o vírus!

Uma publicação compartilhada por Renan Filho (@renanfilho15) em

Em suas redes sociais, o governador de Alagoas, Renan Filho, anunciou que publicará a portaria 32/64Sesau nesta quarta (15) que regulara o uso da cloroquina no uso de pacientes infectados com o novo coronavírus em Alagoas.

Segundo Renan Filho, o uso será decidido pelo médico e o próprio Estado fornecerá o medicamento. Ele encerra a mensagem dizendo que contra um inimigo invisível, deve-se usar as armas que temos em mãos.

Em Alagoas, segundo o balanço mais recente, do final de terça-feira (14), já são 75 casos confirmados de covi-19. O estado continua contabilizando quatro óbitos.

Termo de consentimento

Agora, o paciente deverá assinar termo de consentimento para o uso da cloroquina ou hidroxicloroquina, com a medicação sendo aplicada durante um período de cinco dias. Além do paciente, o médico responsável pelo procedimento também deverá assinar o termo.

Quanto a recomendação do uso:

  • CLOROQUINA: 3 comprimidos de 150 mg 2x/dia no primeiro dia (900 mg de dose de ataque), seguidos de 3 comprimidos de 150 mg 1x/dia no segundo, terceiro, quarto e quinto dias (450 mg/dia)
  •  HIDROXICLOROQUINA: 1 comprimido de 400 mg 2x/dia no primeiro dia (800 mg de dose de ataque), seguido de 1 comprimido 400 mg 1x/dia no segundo, terceiro, quarto e quinto dias (400 mg/dia)

Testes suspensos

Em Manaus, um teste envolvendo uso de cloroquina em 81 pacientes com covid-19 foi interrompido, após vários sofrerem taquicardia e, em três dias, ao menos 11 deles morrerem. Ainda não estudos completos que avaliem a eficácia ou não do medicamento.

Clique aqui para saber como funciona a cloroquina.