7 de dezembro de 2019Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Renan Filho concede incentivo fiscal à produção de grãos em AL

Medida que desonera e reduz a carga tributária em 2% do milho, milheto, soja e sorgo foi assinada durante visita à 69ª edição da Expoagro

Renan Filho assinou o decreto que concede crédito presumido do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para produtores em Alagoas. Foto: Thiago Sampaio

O governador Renan Filho visitou, nesta quinta-feira (31), a 69ª edição da Expoagro, maior feira do agronegócio de Alagoas. Na ocasião, ele assinou o decreto que concede crédito presumido do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) nas operações internas e interestaduais do milho, milheto, soja e sorgo, feitas por produtores estabelecidos no Estado.

A medida desonera e reduz a carga tributária em 2% na venda dos grãos para dentro e fora do Estado.

“Estamos assinando um decreto que retira tributo da produção de grãos. O Governo do Estado já fez isso em benefício de outros segmentos. Nós desoneramos as cadeias produtivas do frango, do coco, do leite, da carne e agora da cadeia produtiva dos grãos. Isso vai garantir aumento da área plantada, da produção e, por consequência, a geração de novos empregos”. Renan Filho, governador de Alagoas.

Um dos maiores produtores de milho do estado, José Almeida afirmou que o decreto é muito importante porque garante liquidez à produção.

Temos dificuldade de escoar a produção e, com esse incentivo, vamos conseguir chegar a outros Estados, a exemplo de Pernambuco e da Paraíba, com preço competitivo, que nos dará condições de brigar no mercado”. Zezé Almeida, produtor.

A previsão da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) é de que a safra de grãos 2019 / 2020 em Alagoas atinja a marca recorde de 5,7 mil toneladas.

Expoagro

A 69ª edição da Expoagro foi aberta no dia 25 de outubro e segue até 3 de novembro (domingo), no Parque da Pecuária, bairro do Prado, em Maceió.

A expectativa da ACA é de que a feira movimente cerca de R$ 10 milhões, com destaque para a realização dos sete leilões. O evento deve atrair mais de 100 mil pessoas. Cerca de150 expositores participam desta edição da Expoagro.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.