26 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Renan Filho e Rui Palmeira decretam suspensão das aulas

Suspensão se dará a partir da próxima segunda (23) como medida preventiva contra a pandemia; municípios do interior devem seguir a recomendação

A rede estadual de ensino terá as aulas suspensas por 15 dias a partir da próxima segunda-feira (23). A medida preventiva de enfrentamento ao novo coronavírus foi anunciada em entrevista coletiva, na tarde desta terça-feira (17), pelo governador Renan Filho.

“As aulas serão suspensas a partir da próxima segunda-feira para que as famílias possam se preparar: comunicar no seu local de trabalho, verificar quem vai ficar com as crianças, e essa organização exige tempo”. Renan Filho, governador de Alagoas.

Na coletiva, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, anunciou que a rede municipal também suspenderá as aulas pelo mesmo período. A presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Pauline Pereira, afirmou que a tendência é de que as prefeituras do interior do estado sigam a recomendação conjunta para que também suspendam as aulas nas redes municipais.

O governador ressaltou que a suspensão é provisória. Ao fim do período, será avaliada a necessidade de se manter ou não a medida.

“O Governo do Estado e a prefeitura de Maceió vão manter o fornecimento da merenda escolar durante a suspensão das aulas. As unidades de ensino vão estabelecer horários para que os alunos tenham acesso à alimentação, mas de maneira a reduzir aglomeração”. Renan Filho.

O prefeito de Maceió afirmou que todas as medidas para conter o avanço do coronavírus estão sendo tomadas. Ele considera, entretanto, que a mais dura delas, porém necessária, foi a suspensão das aulas.

“É uma medida que tomamos de coração partido porque sabemos que essas crianças vão ter muita dificuldade ficando em casa. Muitas vezes, elas não têm com quem ficar, mas entendemos ser uma medida necessária. Quarta (18), quinta (19) e sexta (20), as escolas ficarão abertas, até para que os pais dos alunos possam tirar dúvidas com a direção”. Rui Palmeira, prefeito de Maceió.

“Trata-se de uma suspensão provisória e gradativa. Nesses três próximos dias será muito importante a colaboração de todos os profissionais de educação no sentido de orientar as crianças para que essa paralisação não se confunda com férias. Eu oriento aos municípios a ter um plano de contingência próprio, a criar por decreto um comitê de crise e um decreto de emergência individualizado”. Pauline Pereira, presidente da AMA.

Testes em Alagoas

Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, anunciaram que, a partir da próxima quinta-feira (19), o Estado estará habilitado para realizar os exames dos casos suspeitos de coronavírus, antes feitos fora de Alagoas, cujos resultados só eram conhecidos em sete dias.

O Centro de Testagem será instalado no Laboratório Central de Alagoas (Lacen) e os resultados sairão em até 48 horas. Para isso, 960 kits foram fornecidos ao Estado pelo Ministério da Saúde.

Outras medidas

Renan Filho relatou outras medidas já tomadas pelo Governo do Estado. Uma delas foi a expedição de ofício à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que impeça a atracação de navios de cruzeiro no Porto de Maceió. O documentou requer, ainda, que os tripulantes de navios cargueiros só desembarquem em Maceió após inspeção do órgão.

O Governo do Estado promoverá, a partir desta semana, uma ampla campanha educativa e de utilidade pública em locais de grande fluxo de pessoas, como terminais rodoviários e aeroporto.