29 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Renan Filho inaugura novo acesso à Serra da Barriga

Pavimentação da estrada, entregue nesta quinta-feira (14), atende a antiga demanda do movimento negro alagoano e brasileiro

O acesso, de 7,4 quilômetros, recebeu serviços de pavimentação asfáltica e de paralelepípedo, construção de sarjetas e passeios, além da instalação de pórticos e sinalização horizontal e vertical. Foto: Ascom Setrand

Aguardada há décadas, a pavimentação da estrada que dá acesso à Serra da Barriga, em União dos Palmares, será entregue à população nesta quinta-feira (14). A pavimentação do trecho era uma demanda antiga do movimento negro, que foi atendida e dá visibilidade à história ao facilitar o acesso da população e dos turistas ao local, que desde 2017 é Patrimônio Cultural do Mercosul.

A Serra da Barriga abriga o único parque temático voltado à cultura negra do Brasil, o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, que recebe mais de 10 mil visitantes durante novembro, mês da Consciência Negra e quando também se recorda a morte do líder Zumbi.

Os 7,4 quilômetros de asfalto e paralelepípedo implantados pelo Governo do Estado não apenas conduzem os visitantes do sopé ao platô da Serra, impulsionando o desenvolvimento turístico da região, mas os levam ao encontro da história de resistência do povo negro no que foi o maior quilombo do país durante o período colonial.

A obra contou com um investimento de R$ 8,4 milhões do Governo do Estado e também incluiu a construção de sarjetas e passeios, além da instalação de pórticos e sinalização horizontal e vertical. A execução é da Secretaria de Estado Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), por meio do programa Pró-Estrada.

Celebração

Além da inauguração da estrada pelo governador Renan Filho e o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, o dia festivo terá a entrega de uma nascente recuperada na Serra da Barriga, com a fonte cristalina de Água Dandara. A revitalização da nascente beneficiará mais de 30 moradores da região.

Também será entregue um chafariz como atrativo turístico, com fluxo para mais de 15 mil pessoas. As entregas fazem parte do Programa de Recuperação de Nascentes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).