25 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Blog

Renan tem vantagem para presidir Senado se a votação for secreta

Pelo menos é o que acha a oposição ao senador alagoano

O processo de votação para a presidência do Senado Federal tende mesmo a acabar na justiça. Pelo menos se depender dos senadores contrários a possibilidade de eleição do senador alagoano Renan Calheiros (MDB).

A questão é que o regimento do Senado diz que a votação para a Mesa Diretora casa se dá por meio de votação secreta. Isso é tudo que os parlamentares alinhados e aliados ao presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL) não querem.

Eles entendem que a votação secreta favorece diretamente ao senador Renan Calheiros.

Renan: favorito na votação secreta

Exatamente por essa razão o senador gaúcho Lasier Martins (PSD), ingressou com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) contrário ao sigilo do voto. Para ele, esse procedimento contraria a Constituição.

A eleição do Senado está prevista para o dia 1º de fevereiro. O atual presidente, Eunício Oliveira (MDB-CE) contra argumentou no STF, defendendo a votação secreta e fez a observância da independência e autonomia dos poderes. O mandado de segurança está nas mãos do ministro Marco Aurélio de Mello.

Se ele optar pela manutenção do voto secreto, os senadores não têm dúvidas de que Renan Calheiros chegará a presidência do Senado pela quarta vez. Em se tratando de voto aberto, a oposição espera que o conjunto da casa tenha uma certa inibição na hora do voto.

Enfim, as cartas foram postas no jogo do poder.