16 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Rui destaca a inserção e cultura de paz com o Ginga Capoeira

Prefeito lança projeto que vai movimentar pontos de cultura nos bairros

Lançamento do projeto Ginga Capoeira, no Espaço Vera Arruda
Foto: Pei Fon/ Secom

Capoeiristas maceioenses ocuparam nesta quarta-feira, 16, o espaço Vera Arruda e fizeram várias demonstrações do “jogo” para autoridades e alunos das escolas municipais.

No ato, a Prefeitura de Maceió lançou o projeto “Ginga de Capoeira”, que consiste na valorização de pontos de cultura nos bairros da periferia da capital e que serão estimulados a partir das escolas, devendo incluir mais de 400 crianças em oficinas que serão ministradas pelos mestres de grupos de capoeira.

O projeto criado no âmbito da Fundação Cultural de Maceió foi lançado pelo prefeito Rui Palmeira (PSDB), que, inclusive, destacou a iniciativa como uma forma de aumentar o interesse da criança em permanecer na escola, bem como de desenvolver o gosto pelas atividades esportivas.

O prefeito disse ainda que, enquanto arte marcial, a capoeira tem o poder de disciplinar as crianças e despertar nela valores importantes para aprendizagem na formação do caráter e da cidadania de cada um dos envolvidos.

“Estamos contentes com esse projeto por que ele une os laços do ensino público com o entorno das comunidades, ampliando a satisfação das famílias com a qualidade da educação e, notadamente, com a cultura de paz que iniciativas como essas promovem nos bairros”, reforçou Rui Palmeira.