25 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Rui Palmeira discute em Brasília criação de Centro Cultural em Jaraguá

Área de instalação do Centro Cultural compreende galpões históricos da antiga estação ferroviária

Rui Palmeira em reunião em Brasília: Secom Maceió

Durante reunião, na manhã desta quinta-feira (25), em Brasília, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, solicitou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) cessão de área para instalação de um Centro Cultural no bairro de Jaraguá. A medida faz parte das ações da gestão municipal de revitalização do bairro histórico.

“É mais uma solicitação que viemos fazer ao Dnit. A Prefeitura tem trabalhado para revitalizar o bairro histórico de Jaraguá e nós solicitamos uma grande área que pertence ao Dnit para que a Prefeitura possa revitalizar, fazendo um Centro Cultural da região”. Rui Palmeira, prefeito de Maceió.

A área de instalação do Centro Cultural compreende galpões históricos da antiga estação ferroviária. A intenção é revitalizar a estrutura para transformar num espaço de arte popular, com área de exposição e ateliê para os mestres da cultura popular.

“Estamos discutindo o projeto com o Iphan para que este espaço venha promover o desenvolvimento da arte popular”. Tácio Rodrigues. secretário adjunto de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet).

O prefeito de Maceió garantiu que já há recursos para a implantação do Centro Cultural e aguarda apenas a cessão da área para promover mais este projeto importante para o bairro de Jaraguá.

“Foi dado um prazo de dois meses e eu acredito que não vai haver empecilho por parte do Dnit. A gente recebendo esta autorização de cessão, a Prefeitura já tem o recurso federal garantido para fazer esta obra de revitalização nestes galpões históricos que pertencem ao Dnit e vamos revitalizar mais uma área importante da cidade”. Rui Palmeira.

O prefeito de Maceió lembrou ainda das ações que a Prefeitura de Maceió vem adotando visando a revitalização do bairro histórico de Jaraguá, com iniciativas de incentivos urbanísticos e tributários para promover a ocupação da área e a apropriação pelos cidadãos. Entre elas, o Centro Pesqueiro, onde reforçou o compromisso de entregar o espaço no dia 6 de maio.

Centro Pesqueiro

O Centro Pesqueiro terá depósitos, estaleiros, mercado de peixe (com área de vendas e armazenamento), lanchonete, fábrica de gelo, oficinas – fabricação e conserto das redes de pesca, fabricação e conserto de leme e elétrica para barco e motor para barco, sorveteria e muito mais.