12 de agosto de 2020Informação, independência e credibilidade
Maceió

Secretaria de Saúde implanta novo sistema de marcação de procedimentos

Novo sistema visa reduzir de forma significativa os tempos de marcações de procedimentos

Com o objetivo de dar agilidade às marcações de consultas e exames, e facilitar a comunicação com prestadores de serviços e usuários, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou a utilização de um novo sistema para marcações de procedimentos. O sistema já está em funcionamento no 2º Centro de Saúde Diógenes Bernardes Jucá, localizado na Praça da Maravilha, no bairro Poço.

A implantação do projeto piloto atua nas partes de Gestão dos Contratos, Segurança e Ambulatorial da unidade, funcionando de forma paralela ao Sistema de Regulação (SISREG) do Ministério da Saúde (MS). As funções do sistema anterior serão substituídas gradativamente à medida em que os módulos forem implantados em novas unidades.

O novo sistema visa reduzir de forma significativa os tempos de marcações de procedimentos, garantir o atendimento e permitir que sejam feitas avaliação de qualidade e monitoramento em tempo real, por meio de soluções de Business Inteligence (BI), georreferenciamento e apps para celulares.

Além disso, os pacientes serão avisados sobre os procedimentos previamente via whatsApp, ligação telefônica ou SMS, otimizando o atendimento, reduzindo filas e diminuindo a quantidade de faltas. Também será possível que a gestão acompanhe as demandas reprimidas em tempo real para tomada de decisões.

O projeto piloto do Sistema Gestor de Regulação foi desenvolvido por um grupo de trabalho composto por profissionais da área de saúde e da área técnica da Indra Minsait.

“Esse sistema [o SISREG] está obsoleto e não dá as respostas que nós precisamos. Há vários meses nós estamos trabalhando com a Indra, uma multinacional que nos dá assistência nisso, no desenvolvimento de um sistema que seja contemporâneo e que nos dê as informações que precisamos”. José Thomaz Nonô, secretário municipal de Saúde.

De acordo com Andréa do Amaral, gerente de Operações da Indra Minsait, para elaboração do sistema foi necessário conhecer o cotidiano das unidades de saúde e todo o processo para realização das marcações de consultas e exames.

“Trabalhar em parceria com a SMS de Maceió e o Complexo Regulador do Município também foi essencial para o desenvolvimento do SGR. Com certeza todos os usuários do SUS serão os grandes beneficiários dessa nossa conquista”. Andréa do Amaral, gerente de Operações da Indra Minsait.

Os demais módulos do sistema serão implantados à medida em que forem desenvolvidos e liberados pelo grupo de trabalho, sempre obedecendo aos critérios de Homologação, Fase de Operação Experimental e Implantação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.