18 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Cotidiano

Senai comemora Dia Mundial do Livro com evento na unidade do Poço

Evento teve a participação do escritor de cordéis Jorge Calheiros, patrimônio vivo de Alagoas, e da escritora Fátima Maia, que compartilharam suas experiências no universo da leitura

Alunos do Senai participam de evento literário

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL) promoveu o 2º encontro “O Jovem e a Leitura”, na unidade do bairro do Poço, para marcar o Dia Mundial do Livro, comemorado nessa terça-feira, 23. As atividades voltadas para a leitura e encontros com autores aconteceram durante todo o dia, no miniauditório da área de Construção Civil na unidade do bairro do Poço, envolvendo colaboradores e alunos.

O evento teve a participação do escritor de cordéis Jorge Calheiros, patrimônio vivo de Alagoas, e da escritora Fátima Maia, que compartilharam suas experiências no universo da leitura.

Durante a palestra, a escritora Fátima Maia inspirou os alunos do Senai a desenvolverem o hábito de ler no dia-a-dia, a criar apreço pelos livros. “É um resgate da linguagem e que pode ser falado para qualquer público, é algo bem aceito, isso me deixa feliz”, expressou ela.

O aluno José Bruno disse que o encontro foi de extrema importância para ele, que pratica a leitura desde os 10 anos de idade. “Essa é minha primeira vez (no evento), mas conheci o ciclo de leitura do Senai assim que foi apresentado em aula. Fiquei interessado e, a partir daí, não parei de ler”, conta.

O projeto nasceu em 2015, com um ciclo de leitura que tinha como objetivo incentivar os alunos a ler e desenvolver suas potencialidades. “Nós começamos tímidos, com um livro embaixo do braço. Eu costumo dizer que o livro ‘Futuro da Humanidade’, de Augusto Cury, é livro-macro do ciclo de leitura, porque foi com ele que atraí os alunos”, ressaltou Marcia Brito, docente do Senai.

De acordo com a professora, desde primeiro encontro, os resultados foram positivos e, de 2015 até agora, o número de alunos leitores aumentou na instituição. O monitoramento é feito pela biblioteca NIT – Núcleo de Informação Tecnológica, que fica dentro do Senai/Poço.

Além dos livros técnicos, a biblioteca oferece obras literárias. Ao final do evento, foi realizado sorteio de brindes e livros para os alunos.