11 de agosto de 2020Informação, independência e credibilidade
Blog

Ser pai é algo mais do que ter um pênis

Thammy, Andressa e Bento: uma família, sim, de verdade

Segundo o IBGE, mais de 5,5 milhões de crianças brasileiras não têm o nome do pai na certidão de nascimento.

Outros milhões têm, mas, sofrem com a rejeição ou com um valor miserável de pensão alimentícia. Isso, quando recebem. E só. Acrescente nesta conta os que são agressores domésticos.

Thammy Miranda é um pai de classe média alta, que vive com a esposa, Andressa, e o pequeno Bento, nos Estados Unidos. Um pai (sim, um PAI), carinhoso, amoroso e presente.

Para os conservadores, pais de verdade pertencem aos grupos citados antes. O motivo? Para eles, pai é quem tem pênis. Esqueça as necessidades materiais e socioafetivas.

A masculinidade frágil e a transfobia afloraram com a campanha da Natura para o Dia dos Pais que tem Thammy como um de seus representantes, assim como Babu Santana e Rafael Zulu, entre mais 11 nomes. Apenas Thammy incomodou os setores mais reacionários da sociedade.

Sim, é sobre representatividade. Thammy representa um universo. Quem não se sente representado por quem o filho de Gretchen se manifesta, pode comprar cosméticos em nome dos outros pais que fazem parte desta ação de marketing que vem dando o que falar.

Para azar dos preconceituosos, as ações da Natura tiveram alta formidável na bolsa de valores com a ação de inclusão.

“Foram escolhidos homens que estão vivendo a paternidade de maneira presente, com todas as suas nuances. E Thammy é um deles. Não foi uma escolha deliberada para chocar ou questionar, mas sim dentro do que a gente considera a paternidade possível”, disse a vice-presidente de marca, inovação, internacionalização e sustentabilidade da Natura, Andrea Álvares, em entrevista ao site Ecoa.

Aqui não estou reduzindo o papel do homem na criação dos filhos, nem a função de pai. Apenas acho que ter um pinto não define paternidade. Ser homem é muito mais do que isso.

Paz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.