26 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

Será internado: Justiça absolve autor de facada em Bolsonaro

Juiz entendeu que o agressor tem problemas mentais

Adélio foi preso em flagrante após esfaquear Jair Bolsonaro, então candidato a presidente

Na tarde de hoje a Justiça Federal de Juiz de Fora (MG) absolveu Adélio Bispo de Oliveira, que esfaqueou o presidente Jair Bolsonaro (PSL) no ano passado, durante a campanha eleitoral.

Adélio foi considerado inimputável pela Justiça e Bolsonaro afirmou que vai recorrer da decisão. “Tentaram me assassinar sim. Eu tenho a convicção de quem foi o mandante, mas não posso falar”, disse o presidente.

Na última quarta-feira (12), o porta-voz do Planalto, Otávio do Rêgo Barros, afirmou que, durante encontro com o ministro da Justiça, Sergio Moro, e o diretor-geral da PF (Polícia Federal), Bolsonaro abordou a possibilidade de haver um “reforço” nas investigações do ataque sofrido por ele.

Investigações da PF apontam que Adélio atuou só, com “comportamento obsessivo” e de maneira premeditada. Em programas de televisão e pelas redes sociais, Bolsonaro demonstra discordar dessa conclusão.

“Pelo exposto, em razão da inimputabilidade do réu ao tempo do fato, absolvo impropriamente Adélio Bispo de Oliveira, nos termos do art. 386, VI, do Código de Processo Penal”. Juiz Bruno Savino, da 3ª Vara Federal.

O juiz entendeu que o agressor tem problemas mentais que lhe impedem de compreender o “caráter ilícito” do fato. Apesar disso, o agressor permaneçará detido na Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Campo Grande, devido à relevância do caso – um ataque contra o agora presidente da República.

Presidente foi esfaqueado durante a campanha eleitoral

Facada

Jair Bolsonaro, então candidato à Presidência, foi esfaqueado por Adélio durante um ato de campanha em Juiz de Fora, em 6 de setembro do ano passado. A facada atingiu o abdômen do político. O agressor foi preso em flagrante. O ataque levou Bolsonaro a ser submetido a três cirurgias desde então, a última delas no começo deste ano para retirar uma bolsa de colostomia do intestino.

Curiosamente, em entrevista nesta quinta, o ex-presidente Lula afirmou duvidar da facada em Bolsonaro.

One Comment

  • Avatar Pimenta

    É verdade a facada não foi no Bosolnaro do no Lula. O corte sim foi no Bolsonaro. O humor do Lula é incomum.

Comments are closed.