19 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Economia

Terrapibismo: Governo passa a elogiar ‘crescimento do PIB Privado’

Terraplanistas do governo inventam moda, criticando detratores e imprensa, relativizando a queda do ‘PIB público’

Além do presidente não querer comentar o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 1,1% em 2019, enquanto fazia piadas sem graça ao lado do humorista Carioca, agora a Secretaria de Comunicação inventou uma novidade: enaltecer o crescimento do ‘PIB Privado’, relativizando o ‘PIB Público’.

O Ministério da Economia divulgou nota informativa fazendo uma análise sobre o resultado do PIB e afirmando que os dados dos dois últimos trimestres de 2019 sinalizam “uma retomada da atividade” impulsionada, principalmente, pelo setor privado.

Entre os dados, o governo destaca o crescimento de 2,72% no PIB do setor privado no 3º trimestre de 2019, em comparação com o mesmo período do ano anterior, enquanto o PIB do governo caiu 2,25%.

A análise levou a debates nas redes sociais nesta quinta-feira (5), principalmente após a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República fazer postagem comemorando o resultado. Os críticos dizem que essa separação não existe e chegando a chamá-la de “terrapibismo”.

“PIB = Consumo + Investimento + Gastos do Governo + Saldo da Balança Comercial. Alternativamente: PIB = soma dos salários, lucros, juros e alugueis. Não existem os conceitos “PIB Privado” e “PIB Público” – mas vou tentar cunhar o conceito “Pedalada intelectual”. É esse aqui”. Gabriel Brasil, economista.

Enquanto isso, o dólar segue disparando, a economia afundando e empresários seguem beneficiados – agora, escancaradamente admitido pelo governo, que faz questão de afundar instituições públicas. Pra aceitar essa versão, só sendo os mesmo que acreditaram na fake news ‘mamadeira de piroca’ durante as eleições.