25 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Trump dá toco em Bolsonaro e EUA recusam pedido do Brasil para fazer parte da OCDE

Governo brasileiro havia aberto as pernas, como quando liberou a Base de Alcântara, fez pouco caso da Organização Mundial de Comércio e retirou a necessidade de passaporte para os turistas americanos

O governo dos Estados Unidos recusou a solicitação do Brasil para fazer parte da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Segundo a agência Bloomberg, o secretário de Estado dos EUA, Michael Pompeo, rejeitou um pedido para discutir o aumento do clube dos países mais ricos.

A informação foi obtida a partir da cópia de uma carta enviada ao secretário-geral da OCDE, Angel Gurria, em 28 de agosto. Ele acrescentou que Washington apenas apoiou as ofertas de membros da Argentina e da Romênia.

“Os EUA continuam a preferir o alargamento a um ritmo lento que leva em consideração a necessidade de pressionar pelo planejamento de governança e sucessão”. Governo Americano.

Alinhado com o governo americano, Bolsonaro bajulou demais Trump. Disse ‘eu te amo’ na ONU, onde fez um discurso alinhado com o presidente americano, contra o globalismo, contra Venezuela, contra a ideia de aquecimento Global. Tanto bajulou, que parece ter irritado Trump, que gosta do confronto.

Nos bastidores, os americanos continuam dizendo aos brasileiros que a candidatura do País é apoiada por eles. Mas a realidade em Paris é diferente. Não há nem prazo e nem plano.

Bolsonaro e Trump

Em março, o presidente Donald Trump declarou, em conferência com o presidente Jair Bolsonaro (PSL), na Casa Branca, que ele apoiaria o Brasil na tentativa de entrar no grupo de 36 países. Em julho, o secretário do Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross, reiterou o apoio de Washington ao Brasil, que apresentou seu pedido de adesão à OCDE em maio de 2017.

Pior, antes mesmo de receber o convite, Bolsonaro abriu as penas do governo brasileiro, quando liberou a Base de Alcântara, fez pouco caso da Organização Mundial de Comércio e retirou a necessidade de passaporte para os turistas americanos. Até mesmo a escolha de Eduardo Bolsonaro como embaixador parecia fazer parte do pacote.

Pior que, iludido, o presidente, que chegou a dizer “eu te amo” para Trump, disse que uma carta escrita a mãos pelo presidente americano indicava que tudo estava acordado:

“Teve um linguajar pessoal no documento que eu recebi. É pessoal”. Bolsonaro, presidente do Brasil.

OCDE

A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) é uma organização internacional com 36 países com o objetivo de coordenar políticas econômicas entre eles. Fundada em 1961, é um desdobramento da Organização para Cooperação Econômica Europeia, que existia desde 1948.

A OCDE (OECD, na sigla em inglês) recebe o apelido de “clube dos ricos” porque reúne, principalmente, as maiores economias mundiais, como EUA, França, Alemanha, Japão, Canadá e Reino Unido.

O Brasil havia formalizado um pedido para fazer parte da OCDE em 2017, e a expectativa era que o processo de admissão corresse rapidamente. Atualmente, o país figura apenas como parceiro estratégico, junto com África do Sul, Índia, China e Indonésia.

O primeiro país da América do Sul a entrar para a OCDE foi o Chile, em janeiro de 2011. A Colômbia foi aceita em maio de 2018 e deve se tornar o 37º membro assim que confirmar internamente a adesão à organização.