26 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Última rodada da Série B é chance final do CSA para subir de divisão

Azulão, quinto colocado, mas empatado com 59 pontos com a Ponte Preta, tem 45% de chance de acesso

No último sábado (17), o resultado em campo entre CSA e Avaí não contribuiu para o clima de festa nas arquibancadas do Rei Pelé. No G4 desde a quarta rodada, o Azulão perdeu a partida e saiu do grupo de acessoa pela primeira vez justo na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

Após 32 anos, o time deixará para a última roda seu acesso à Série A. Ou não. O time catarinense, que teve um jogador expulso ainda no primeiro tempo e que não vencia há três jogos, assumiu a terceira colocação com 60 pontos, ao vencer o jogo por 1 a 0.

O CSA, por outro lado, que não perdia há cinco jogos, continua com 59 pontos e caiu para quinta posição, precisando vencer o já rebaixado Juventude na última rodada. O Goiás, por outro lado, já garantiu sua classificação com 62 pontos.

Chances

Mas quais são chances para a última rodada? Quem ainda sonha com o acesso? Quem vai brigar para não cair? Segundo o site InfoBola, do matemático Tristão Garcia, três times brigam pelas duas vagas na elite, e cinco contra a única disputa do rebaixamento.

Após o complemento da 37ª rodada, Fortaleza e Goiás já estão garantidos na elite do futebol nacional em 2019.

Terceiro colocado com 60 pontos, o Avaí aparece com 90% de chance de acesso, sendo que receberá em seu estádio justamente a quarta colocada Ponte Preta, que tem 59 pontos e aparece com 65% de chance de acesso.

O CSA, quinto também com 59, tem 45% de chance de acesso. Apesar disso, como Avaí e Ponte se pegam, as chances de apenas um dos dois times se classificar, mesmo com empate, são pequenas. Neste caso, uma vitória simples do Azulão eliminaria a Macaca de Campinas.

O InfoBola não dá porcentagem de acesso para o Atlético-GO, que tem 56 pontos. Além de torcer por derrotas de Ponte Preta e CSA, e vencer o Paysandu, o time goiano ainda teria que tirar uma diferença de saldo que hoje é de nove gols para a Ponte. Sétimo colocado, o Vila Nova não tem mais chances.

Juventude

O rival do Azulão, Juventude, não sabe o que é vencer desde que bateu o Sampaio Corrêa em casa, por 1 a 0, no dia 26 de outubro.

Desde então, foram quatro derrotas, sendo uma de 2 a 0 contra o CRB. Em todo o mês de novembro, o time levou 8 gols em quatro jogos e marcou apenas uma vez, exatamente contra o campeão Fortaleza, na última partida.

No final da primeira rodada, no Rei Pelé, no dia 3 de agosto, o CSA bateu o Juventude pelo placar de 1 a 0.

Todas as partidas da 38ª e última rodada serão realizadas neste sábado, 24 de novembro, às 16h.