10 de abril de 2020Informação, independência e credibilidade
Política

União reconhece emergência em 38 municípios alagoanos

Decreto tem validade de 180 dias, mas não foi informa o valor dos recursos destinados aos municípios

Foi reconhecida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil a situação de emergência em 38 municípios de Alagoas por causa da seca, em portaria publicada nesta segunda-feira (13) no Diário Oficial da União (DOU).

A validade do decreto assinado em 9 de agosto tem 180 dias, mas não foi informa o valor dos recursos que serão destinados a esses municípios. No primeiro semestre deste ano, o Estado recebeu cerca de R$ 12,1 milhões do Ministério da Integração Nacional para abastecimento emergencial.

Decreto de Emergência

Por decreto do governador Renan Filho 38 municípios afetados pela estiagem em Alagoas estão em situação de emergência. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado, no início de agosto.

A alegação é de que as recentes chuvas não foram suficientes para armazenar água e ainda por que o Governo Federal suspendeu a operação de abastecimento com carros pipa, após as primeiras chuvas caídas no semiárido.

Em julho deste ano, os municípios de Alagoas que decretaram emergência contra a seca, buscaram prorrogar a atuação da Operação Pipa. Segundo a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), são 95 mil pessoas atendidas pelo Exército, com 140 caminhões pipa.

Com a decretação de emergência, o governo do Estado solicitou ao Ministério da Integração que a avaliação do decreto seja antecipada e a Operação Pipa retomada imediatamente.

Os municípios em estado de emergência são: Água Branca, Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Craíbas, Coité do Nóia, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Inhapi, Igaci, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Major Izidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho D’Água das Flores, Olho D’Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Traipu.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.