12 de agosto de 2020Informação, independência e credibilidade
Brasil

Usando imagens de 2014, apoiadores elogiam Bolsonaro pelo uso do Exército em obra de transposição

Mentira tem perna curta: postagens que enaltecem atual presidente foram feitas no governo Dilma

A imagem de cima se tornou clássica: o presidente Jair Bolsonaro, sozinho, sem governadores do lado, inaugurando a ainda inacabada transposição do Rio São Francisco. As obras, iniciadas em 2005 no Governo Lula, ainda não estão concluídas 100%. Mas ele precisa de apoio popular, principalmente no Nordeste, então compreensível querer ser o pai da criança.

Entretanto, foram além e uma outra foto, desta vez circulando na bolha bolsonarista, tentou fazer um maior alarde para o presidente. Ela exige o silêncio da esquerda e elogios a Bolsonaro por empregar o exército na obra:

 

De forma massiva, grupos internos enaltecem o uso do Exército para a conclusão da obra, algo que só poderia ter feito pelo salvador da Pátria e responsável pela Obra, Bolsonaro. Só que tem um porém:

A foto foi usada em 2014. No governo Dilma. Segundo o 1º Grupamento de Engenharia do Exército, a imagem se refere a uma obra de 2012 de drenagem externa do Canal de Aproximação à Estação de Bombeamento 01 do Eixo Leste do Projeto de Integração do rio São Francisco.

A imagem, portanto, não é de Bolsonaro, não foi a mando de Bolsonaro e não tem nada a ver com Bolsonaro. E mesmo sendo um factóide criado por um grupo para apoiar a qualquer custo o atual presidente, mesmo sendo algo que façam muitos duvidar ou mesmo acreditar nisso, de uma coisa é certa: esta informação é mentirosa.

Uma mentira levada a frente, como nos casos abaixo:

E não há textão de rede social que não faça essa “fake news” deixar de ser mentira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.