27 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Vento forte, mar grosso e ressaca

O alerta é da Capitania dos Portos; Semarh também emitiu boletim sobre instabilidade do tempo e possibilidade de alagamentos

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu  aviso meteorológico, para este final de semana, prevendo a chegada de uma frente, associada ao escoamento em baixos e médios níveis da atmosfera que atinge o leste dos estados de Alagoas e Sergipe, que deve continuar provocando chuvas de intensidade moderada, com algumas pancadas intensas, acompanhadas de rajadas de vento.

O Aviso chama a atenção para acumulados de chuvas significativos que podem acontecer no Litoral, em especial à região metropolitana, a região do Baixo São Francisco, Agreste e Zona da Mata. Nas outras regiões, existe a previsão de chuvas fracas intercaladas com períodos de tempo seco.

Ainda segundo a Sala de Alerta, essas chuvas previstas, até o momento, não trazem risco de transbordamento nas principais bacias hidrográficas do Estado de Alagoas e também não impactarão nos níveis das lagoas, porém, pancadas intensas poderão provocar pequenos alagamentos em áreas vulneráveis com deficiência de drenagem, principalmente em áreas urbanas impermeabilizadas, transbordamento de pequenos riachos e movimentações de massa em áreas de encosta.

É importante ressaltar que como a chuva prevista para estas áreas será localizada, a precisão da localização e intensidade só poderá ser prevista com algumas horas de antecedência, mediante o monitoramento contínuo.

Conforme o aviso publicado no site da Semarh, a Sala de Alerta segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento.

Capitania dos Portos também emitiu alerta
“A Capitania dos Portos de Alagoas comunica que recebeu informe meteorológico do Centro de Hidrografia da Marinha, alertando para as seguintes ocorrências:
– VENTO FORTE da direção sudeste/leste (SE/E) com rajadas, variando de 50 a 61 km/h,
até as 21:00hs do dia 22 de julho, em todo litoral alagoano;
– MAR GROSSO/MUITO GROSSO com ondas na direção sudoeste/sudeste (SW/SE), de
3,0 a 4,0 metros de altura, até as 09:00hs do dia 23 de julho, em toda área marítima do Estado de Alagoas; e
– RESSACA com ondas na direção sudeste/leste (SE/E), de 2,5 a 3,0 metros de altura, até as
09:00hs do dia 23 de julho de 2019, nas praias do litoral alagoano.
A Capitania dos Portos de Alagoas recomenda que as embarcações de pequeno e médio porte
evitem navegar no mar nestes dias, e que as demais embarcações redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais itens de segurança.
Adicionalmente, a Capitania informa que mantém guarnecimento 24hs para emergências
marítimas e fluviais por meio do telefone 185 e para denúncias no telefone (82) 3215-5800″.