23 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Blog da Graça Carvalho

Violência sexual: Estado cria serviço 24 horas em defesa de vítimas

Material informativo está sendo encaminhado aos conselhos tutelares, profissionais de saúde de assistência social e aos demais integrantes da rede de proteção às vítimas

Uma notícia importante para a defesa de vítimas de violência sexual em Alagoas. A partir de uma ação civil pública proposta pelo Núcleo de Direitos Coletivos da Defensoria Pública do Estado de Alagoas, o Estado de Alagoas criou uma rede integrada de atendimento que, finalmente, está saindo do papel.

Um serviço de atendimento 24h, formado por psicólogo, enfermeiro, assistente social e equipe de apoio, foi instituído para dar acolhimento a essas vítimas (homens, mulheres ou crianças) e acompanhá-los durante todos os atendimentos, inclusive transportando-os em veículo próprio, garantindo que não sejam constrangidas nos atendimentos por profissionais despreparados para lidar com a situação.

Atualmente, essas vítimas são submetidas a um constrangimento desumano, tendo que percorrer uma verdadeira via crucis em delegacias, IML e unidades de saúde para obter os atendimentos necessários. É aguardar que, na prática, as ações do serviço 24 horas  sejam efetivamente executadas. Vítimas desse tipo de violência não faltam.

O Blog compartilha, a seguir, o  material informativo que está sendo encaminhado aos  conselhos tutelares, profissionais de saúde e de assistência social, enfim à toda a rede de proteção.