25 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Youtubers bolsonaristas já deletaram mais de 3 mil vídeos após inquérito das fake news

Um dos blogueiros mais visados pelo inquérito das Fake News é Allan dos Santos, dono do Terça Livre TV, que retirou 272 vídeos este mês

Filho do presidente Jair Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro fez questão de cumprimentar Allan dos Santos, blogueiro do Terça Livre

Hora de ocultar as provas: do início de maio até esta segunda (22), os canais de apoio ao presidente Jair Bolsonaro e críticos ao Supremo Tribunal Federal e ao Congresso retiraram do YouTube 3.127 vídeos.

Coincidência ou não, isso coincide com o início de medidas mais efetivas tomadas pelo ministro Alexandre de Moraes no inquérito que investiga produção e divulgação de notícias falsas. No dia 27 de maio, por exemplo a Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão contra empresários e youtubers.

o segundo semestre do ano passado a média de vídeos retirados pelos administradores dos 81 canais acompanhados pela empresa Novelo foi de apenas 391 programas. Bem abaixo do registrado nas últimas semanas. Em maio foram omitidos 1.112 vídeos. Somente em junho, mais de 2.015.

O canal que escondeu mais vídeos foi o Gigante Patriota, seguido do Terça Livre TV e Foco do Brasil. Somente no domingo, sumiram 1.300 vídeos da plataforma do Gigante Patriota. O canal ressurgiu com novo nome.

Um dos blogueiros mais visados pelo inquérito é Allan dos Santos, dono do Terça Livre TV, que retirou 272 vídeos este mês. Esses youtubers conseguem alta audiência por causa de seu discurso radicalizado. Com isso, conseguem grande número de visualizações, que se convertem em dinheiro.